ROTA: LEIFTAN
MAANAS: 2.932
IMAGENS: 1/4
EXPERIÊNCIA GERAL: Uma montanha-russa XD As rotas Leiftan e Mateus foram trocadas, então um pegou as jogadoras do outro XD Mas felizmente bastou entrar em contato com o Suporte e não só deram um jeito de escolher o paquera no episódio, como reembolsaram as maanas. Eu critico bastante em termos de roteiro, mas sou capaz de ver o lado "copo meio-cheio" da moeda também. Obrigada, equipe técnica.
IMAGEM: Por conta do bug, minha imagem foi só uma tela preta. O Mateus apareceu na enfermaria pra mim, mas a cena do treinamento e a do beijo foram com o Leiftan e perdi a imagem. Então acabei fazendo replay pra ver se consertava, mas aí o episódio foi full Mateus. O suporte então resolveu o problema uns dias depois e a imagem apareceu pra mim. Como de costume, não entendo de desenho, mas a imagem do Leiftan ficou bonita. A iluminação, as cores, combina bastante com ele. Gostei.
ROMANCE: Pra começar, gostaria de fazer uma menção honrosa a todo mundo que dizia "Eldarya não é um otome game/dating game comum que só foca no romance" toda vez que alguém reclama, e com razão, nas mídias do romance que nos é entregue em ANE.
Espero realmente que as pessoas que dão esse tipo de resposta não sejam as mesmas que agora dizem quão decepcionadas estão com sua rota, porque se forem, são a contradição em pessoa.
FLOCO DE NEVE: Uns 75% dos posts que vi no fórum francês disseram que esperavam mais nesse quesito. E realmente, nem é minha rota, mas pelo que vi dos spoilers da rota dele não me surpreendo. O desenvolvimento da rota já escrachava que daria nisso.
NEVRA: A do Nevra eu só vi a cena da enfermaria, que realmente foi bem fofa.
MATEUS: nessas cenas foi um belo dum ator, devo dizer. Não sei mais se ele é mesmo um infiltrado ou se é só uma criança ingênua no corpo de um cara de 24 anos. A cara dele no pesadelo da Guardiã não me parecia de alguém que tava assustado, triste ou com pesar. E lembremos que o Ezarel também fez a mesma coisa: prometeu que não deixaria ela sozinha e o que aconteceu? Não só quase morreu na guerra, como foi embora com uma infanticida e uma velha doida das ideias que adotou a assassina. Mateuzetes, cuidado.
E finalmente, LEIFTAN: adorei as cenas com ele <3 Mas devo dizer que o momento do beijo, mesmo com a baita química entre eles, foi meio apressado. Se o beijo tivesse acontecido no episódio 7 onde eu realmente senti na cena que o hype crescendo, teria se encaixado melhor.
ROTEIRO: Como diria Jack the ripper, vamos por partes.
Ewelein mandando todo mundo pra fora da enfermaria porque vai afetar os pacientes, sendo que a própria Ewelein tá atrapalhando ao gritar pra eles saírem. Boa, Ewelein, boa. E na hora que ela mandou o "HH vai explicar na hora certa, enfim, quando ela quiser" ou algo parecido. No começo eu achava que isso era um sinal furtivo de que a Ewe desaprovava a HH se manter tão cheia dos segredos, mas não duvido nada que tenha sido o modo sutil dela de mandar a Erika calar a boca.
Huang Hua que, inclusive, não tem mais como cair no meu conceito. Nem tenho mais o que comentar dela porque já o fiz nos outros episódios. Porém algo que vi no fórum francês me deixou com a pulga atrás da orelha e não duvido que seja essa a ideia dos roteiristas: estão forçando tanto o comportamento suspeito da Huang Hua que isso lembra aqueles artifícios de roteiro de "tentar despistar" o público. Querem fazer a Santa Huang parecer a vilã, mas na hora será outro, Mateus. (como se isso fosse alguma surpresa. Erika é uma tonta e não nota, mas a gente sim)
Treinamentos: Convenhamos, foi perda de tempo. Não usaremos qualquer um desses atributos porque meio episódio depois já teremos esquecido tudo, então toda aquela explicação foi pra gastar maana. O treinamento do Lance eu só cliquei sem ler, fui tão sortuda que na pressa cliquei na resposta que alfinetava ele. Devia ter baixado a afinidade, mas nem isso. O do Nevra a mesma coisa, detesto a Karenn e ter de brincar de esconde-esconde com eles foi o ó. O do Leiftan também foi legal, mas lá pra metade já comecei a leitura dinâmica e só fui passando, foi legal ver a diferença entre os poderes dele despertando se Leif é ou não seu paquera. Uma pena que eles disseram que Daemon não tá previsto em ANE, queria. O único treinamento que me interessou de verdade foi o da Huang Chu. Não só porque é minha favorita, mas porque... né, Absinto aqui o/
Aproveitando, um adendo: Não é de hoje que a tradução dá umas derrapadas. Num episódio, falam que Eldarya não conhece eletricidade, mas nesse episódio, HC usa o termo "azul elétrico" pra descrever uma poção. Ou sei lá, vai ver ela conhece, o que não é o caso do guerreiro mais forte de toda Eldarya que provavelmente nunca ganharia num extinto "Soletrando" do Caldeirão do Huck.
Erika: Eu não consigo mais me lembrar se antes desse episódio a Erika alguma vez se deu ao trabalho de treinar ou algo do tipo. Tipo, ok, ela é incrivelmente incapaz de tentar pensar numa forma de invocar e consequentemente aperfeiçoar seus poderes de aengel, mas isso não a isenta de estudar sobre a expertise da guarda onde ela está. Acomodada e lerda, essa personagem conseguiu ser uma vergonha ainda maior pra mim do que a docete. Me deu vergonha alheia vê-la "Nevra cadê você? onde você está? você tá me ouvindo?" num treinamento da Sombra. Meos Deoses, só a força do protagonismo pra salvar essa lesma. Já passou da hora de ela se mudar pra enfermaria também, passa mais tempo lá do que fora, imagina se não tivesse o 1% de sangue aengel pra salvar a pele. E como eu disse no episódio passado, a escrita oscila demais e depois de dois episódios onde ela tá de boa com os poderes, do nada eles somem e quando ela podia salvar a pele de todo mundo, convenientemente Erika não usa os poderes e acaba na enfermaria. Enfim, artifício de roteiro, precisavam dar um jeito de introduzir a suspeita do Mateus.
- Daener... ops, Rosalya 2.0, ops, Koori: As usual, claro que tem que ser ela a desconfiar. Não podia ser uma Erika que pertence a Guarda da Sombra por exemplo e que fosse capaz de ligar as peças e tá coletando info desde o episódio 3 (poderia ter sido uma boa forma de integrar a função das Guardas ao plot). "Não gosto que me escondam as coisas", ahvá, falou a Self-insert que a cada uma palavra, duas eram "tô brincando" porque queria nos manipular.
- Karuto: ... Com tanta coisa acontecendo nesse episódio ele foi um "ah tanto faz".
- Chrome finalmente reconheceu que é um poste do Nevra. Mas isso me fez lembrar a cena de quando HH fala que vai falar com a Karenn diretamente e não com o Nevra, ou coisa parecida. E nessa hora a Erika diz "ain claro, até porque ninguém pode impedir as duas de fazerem o que querem" ou algo parecido. Ok, serviu pra esfregar na cara da gente o quanto o Chrome se sente deslocado porque não tem moral nenhuma lá dentro ao ponto de entregar a liderança da Sombra ao nepotismo, mas nem a própria Erika é capaz de perceber a gravidade do que ela mesma disse e o quanto esse "ninguém pode impedir" pode se agravar lá na frente. Enfim, o emprego da Erika é ser uma lesma e minha razão de vida é jogar sal nela XD
- MISSÃO NA TERRA: Xumbrega, previsível e sem graça. Só vai servir pra Erika servir de guia turística, gastar nossos maanas com explicações inúteis sobre absolutamente qualquer coisa que virem na Terra. Também prevejo Eldarya economizando verba e reaproveitando os cenários de AD. Ok, o plot de ANE já tava caminhando pra isso e sabemos bem como ED é incapaz de lidar com tramas que se passam fora das terras de Eel, então torço pra que voltemos logo pro QG.
"Ain, a jurisdição da Guarda de Eel não é aceita em toda Eldarya"
Já sabemos disso, Miiko já nos disse temporada passada na missão dos Myconides. Não que esse assunto de jurisdição importe, até porque Eldarya é um mundo que não conhecemos nem 50% dele, geopoliticamente falando, então não faz diferença nenhuma Nevra citar isso.
Mas aproveitando que ele citou, vamos fazer um apanhado das relações:
- Com o templo fenghuang duvido que ainda tenham relações se HH e HC estão na Guarda.
- Até poderiam ter relações com os Kappas, se não tivessem sido assassinados pela brincadeirinha de mal gosto dum chefe de Guarda.
- Com Balenvia e com os Myconides eles não tinham acordo até o episódio que a Erika resolve a treta lá.
- Genkaku e Yaqut não aceitam interferência em seus assuntos internos (fazem mais do que bem, essa Guarda mais atrapalha do que ajuda)
- Com Jade do Norte podem até ter relações, agora que a Miiko por força de roteiro foi pra lá, sendo que em TO ela foi excluída porque era fraca.
Resumindo, a Guarda não tem utilidade alguma. Fora Balenvia, Jade do Norte e as terras de Eel, ela não tem qualquer influência e o fato de levarem o enredo pra Terra só faz a gente saber ainda menos sobre os faerys e até onde a Guarda é capaz de agir.
Assim como Genkaku, eu duvido que Yaqut apareça outra vez, pelo que me lembro Chino disse que saberíamos um pouco mais sobre o Nevra em ANE. Pois bem, aí está o nosso "um pouco mais". Sem qualquer profundidade porque fora o floco de neve e a Koori, ninguém ali terá arco. Uma pena, seriam lugares infinitamente mais interessantes pra se explorar do que esse clichê batido da Terra.
Outra coisa, essa missão na Terra me levantou uma série de lebres e vou até escrever em tópicos pra não confundir quem lê:
- Se estamos indo pra Terra, provavelmente é pra espionar, pra atacar é que não é. QG não tem contingente pra isso.
- Pra chegar lá tem duas opções: 1 - círculo de cogumelos ou 2 - provavelmente deram um jeito de manipular o maana coletado em Genkaku pra abrir outro.
- A segunda alternativa é improvável, porque Chrome mesmo diz que "se os humanos souberem entender o maana mais do que nós, estamos perdidos", então dá a entender que Eldarya está em desvantagem nesse quesito.
- Independente de como vão chegar lá, parto pra outra questão: O QUÊ exatamente eles vão espionar?
- Humanos em sua maior parte esmagadora são apenas pessoas comuns que estão mais preocupadas em pagar as contas do que invadir Eldarya. Não vão conseguir qualquer informação com esses humanos. Só terão informação sobre a rotina dessas pessoas, o que seria inútil porque quem tava invadindo eram os militares.
- Se era uma galera da milícia, ou uma força armada do país, não importa. Seria o tipo de missão que seria classificada como top secret pela CIA, então reforço: eles não conseguirão qualquer informação nessa missão.
- A não ser que invadam algum quartel.
- Quem vai saber os meandros por trás disso? Erika era só uma pirralha de classe média que tava estudando pra assumir a empresa dos pais quando conheceu Eldarya, duvido que saiba de algo desse nível.
- E mesmo se soubesse, o mundo mudou muito em 7 anos, duvido que os procedimentos secretos pra se entrar num covil desses se mantivesse desatualizado por 7 anos. É segurança estratégica! Erika não teria nada a contribuir nisso porque ela não tava lá.
- MAS por outro lado, Mateus teria. Ele chegou durante esses 7 anos de sono da Erika, está mais por dentro das mudanças do que ela. Ele seria um "guia turístico" melhor do que Erika. Mesmo que num cenário hipotético ele não seja um infiltrado das forças armadas ou da milícia.
- Mas aí entra a questão: se Mateus mostrar que sabe demais, vai entregar que é um infiltrado na Guarda e o plot/elemento surpresa dele seria revelado de supetão nesse salada de ideias* jogadas que não serão desenvolvidas a tempo.
* porque sim, vejamos: o Cristal que parece que não tem mais função, pelo menos que eu me recorde. Genkaku/Kitsunes/humanos. Nevra/vampiros/humanos. Agora essa possível ideia acerca do Mateus. Não sei se vão saber lidar com tantos pontos abertos.
- O que acredito que seria rápido demais, porque SÓ AGORA o paquera se deu conta que Mateus não é flor que se cheire**. Seria queimar a largada para uma rota nova, o que normalmente a beemoov não costuma fazer, vide rota do Hyun e do Rayan que só foram abordadas no LL.
** Inclusive os paqueras demoraram demais pra perceber isso. Os mais habilidosos em espionagem (tô olhando pra você Nevra) e criaturas mais acostumadas do planeta a sabotagens e a trabalharem por baixo dos panos (oi, Leiftan, oi, fratricida) já teriam percebido MUITO TEMPO ANTES. Mas né, pra se apaixonar pela lerda da Guardiã, só sendo tão lerdo quanto, ou mais lerdo do que ela.
- Outra coisa, não falaram em TO que o sol da Terra era nocivo pros Vampiros? E o Nevra tá indo pra lá por quê? HH querendo matá-lo, ou erro de roteiro?
- Outro adendo: Ah, vamos mandar uma missão de reconhecimento e espionagem pra Terra, mas ninguém pensou em fazer a mesma coisa em Genkaku (e apenas mandar alguém capacitado da Sombra pra espionar o prédio, evitando fatalidades), não fizeram. Nãão, botaram a Rosalya 2.0 na missão que nem devia ter ido.
Uma missão meio lotada de gente, eu diria, mas né, ainda precisam fingir que Eldarya é um dating game, então levam todos pra no fim não ter imagem deles, como foi em dois dos episódios de Genkaku. Não duvido que essa missão tenha sido só um pretexto mal ajambrado pra Erika falar com os famosos "desconhecidos que não esqueceram dela", porque sentido por enquanto não vejo nenhum. Nem HH sabe que o Oráculo disse isso pra Erika, o que só deixa essa ida pra Terra mais sem sentido e coloca mais neon no "missão apenas pra Erika encontrar os parentes porque o plot precisa seguir de qualquer jeito". Oh well, escola de roteiro Benioff e Weiss.
Ou então, eu com a minha mania de pensar demais, talvez seja aquela mesma coisa do "mantenha os amigos por perto e os inimigos mais ainda". Mandá-los pra essa missão fará com que se sintam "úteis" indo pra uma missão que nem sentido tem, quando na verdade HH só os está mandando pra poder fazer suas tramoias sem interferências. E por isso Huang Chu tava fula da vida com a irmã. Não duvido que hora ou outra, HH dê um jeito de se livrar da HC se a coisa seguir assim.
Se for isso, claro, o tiro vai sair pela culatra porque pelo menos pra Erika a ida vai ter valido a pena.
E isso quer dizer também que nem mesmo a Koori poderia com HH, se fosse a única a sobrar no QG nessas missões do esquadrão overpower. Ou aquele Conselho em TO que estabeleceu os Fenghuangs como um dos mais poderosos de todos os faerys era só migué? UEHUAHEUAUEH
E claro, que tal encerrarmos com o feeling "talvez não tenhamos tempo" que motivou o beijo dela, mas que ao mesmo tempo é o jogo falando pra gente que daqui pra frente será (AINDA) menos romance do que já tivemos?
EM RESUMO: Em quesito romance, foi satisfatório pra mim, por mais que eu ainda não me esqueça do furo da rota do Leiftan, desliguei meu cérebro por uns instantes e tentei aproveitar sem pensar na lógica.
O plot foi também, apesar duns trechos que eu passei sem nem ler porque tavam ali só pra gastar maana, as usual.
Enfim, vejamos na cama de qual hospital Erika vai acordar no próximo episódio.
Última modificação feita por Airgeadlámh (03-01-2022, às 05h38)